Apresentação de teatro abre programação do “Cidade Limpa” nas Escolas

A ação foi realizada na última terça-feira (17) e contou com a apresentação de duas peças do Grupo Ebenézer, em todas as Escolas Municipais e Colégios Estaduais de Piên

Apresentação de teatro abre programação do “Cidade Limpa” nas Escolas

A Prefeitura de Piên realizou, na última terça-feira (17), a abertura do programa “Cidade Limpa” nas Escolas Municipais e Colégios Estaduais de Piên para o ano de 2018 . A ação contou com a apresentação das peças “Dengue, aqui não” e “Descarte correto”, do Grupo Ebenézer, de Mandirituba, que visitaram todas as unidades escolares do Município.

Apresentação de teatro abre programação do “Cidade Limpa” nas Escolas

O Cidade Limpa é um programa que resulta de uma parceria entre as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde, de Educação e de Viação e Serviços Rodoviários, coordenado pela técnica em Meio Ambiente Cristiane Telma Abuda, e pelo agente de combate a endemias Márcio Maia. O projeto teve início no segundo semestre do ano passado e tem como objetivo principal o recolhimento de lixos, entulhos e materiais que não são mais utilizados pelos moradores e a realização de ações de conscientização sobre o descarte correto do lixo e da preservação do meio ambiente. “O programa foi criado com o objetivo de deixar a cidade mais bonita, limpa e organizada, dando um destino correto aos materiais coletados. Pretendemos que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar do meio ambiente, pois, se cada um fizer sua parte, o Município será melhor”, ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Piên, Marcos Mielke.

Durante o ano, devem ser realizadas mais ações de conscientização nas Escolas Municipais, como por exemplo, por meio do Programa “Agente Mirim”, que busca alunos, indicados pelas professoras, engajados em combater o mosquito da Dengue dentro da sua escola. “O programa prevê a visita dos agentes à sede da Vigilância em Saúde e a pontos estratégicos, além de treinamento de identificação de larvas. Quando o agente de combate a endemias visita a escola, quem acompanha a vistoria é o agente mirim escolhido, com o objetivo de melhorar suas técnicas de vistorias e verificar e orientar seus colegas quanto à eliminação de focos”, explica a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Mara Harbs.

Nos Colégios Estaduais, deve ser realizado um dia “D” no mês de agosto, com direcionamentos para os possíveis assuntos sobre lixo e meio ambiente que devem cair no Enem 2018. Além disso, o grupo Ebenézer deve retornar à cidade em novembro, com novas apresentações alusivas à preservação do meio ambiente e ao combate à Dengue.

(Fotos: Welington Charlles).