“Agosto Dourado” é pauta do Encontro de Gestantes de Piên

A campanha objetiva conscientizar gestantes e lactantes sobre a importância da amamentação

Por Ingrid Rubiane de Bassi Fragoso dia

“Agosto Dourado” é pauta do Encontro de Gestantes de Piên

Durante o Encontro de Gestantes de Piên, realizado na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na última sexta-feira (31/08), a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveram um evento voltado à Campanha “Agosto Dourado”, que tem como principal objetivo valorizar e incentivar o aleitamento materno.

Para recepcionar as participantes do evento, os alunos da oficina de teatro do CRAS, sob a direção da Professora Alessandra, apresentaram um conto alemão adaptado chamado “O Flautista de Hamelin”.

A Secretária Municipal de Assistência Social Jucélia Tureck deu as boas-vindas aos presentes. “Estamos muito felizes em poder fazer parte desta campanha tão importante, agradeço a toda equipe envolvida, as mães e futuras mamães que estão aqui. Amamentar é demonstrar o carinho e amor que temos pelos nossos filhos e filhas”.

“Agosto Dourado” é pauta do Encontro de Gestantes de Piên

Cerca de 20 mulheres, entre gestantes e lactantes, estiveram presentes no evento e participaram de uma roda de conversa com a Dra. Carolina Akane Tukiyama, o intuito foi reforçar o ato de amamentar e apresentar os benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

O mês do aleitamento materno foi instituído pela Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017, recebeu a cor dourada em alusão ao fato de que o leite materno é um alimento que vale ouro, pois promove o crescimento e o desenvolvimento infantil, estimulando inclusive, o sistema imunológico dos bebês.

Para a enfermeira e Coordenadora da Unidade de Saúde Central, Suzane Cristofolini de Oliveira, esta ação vai de encontro com o trabalho realizado durante todo o pré-natal e após o nascimento do bebê. “Nós realizamos o acompanhamento com a gestante desde a primeira consulta até as primeiras semanas do recém-nascido, este trabalho é desenvolvido em todas as unidades de saúde do município através das Equipes de Estratégia da Família, realizamos visitas, orientamos e auxiliamos as mães no início do aleitamento.”

“Agosto Dourado” é pauta do Encontro de Gestantes de Piên

A Secretária Municipal de Saúde, Angela T. B. Machado Grosskopf, agradeceu a todos os envolvidos no evento, em especial a Secretaria de Assistência Social pela parceria e aos profissionais de saúde, por fim ressaltou: “O leite materno deve ser o alimento exclusivo dos bebês nos primeiros seis meses de vida, para as mães a amamentação é considerada uma forma de prevenção do câncer de mama e diminui o risco de câncer no ovário. Amamentar é um ato que envolve dedicação, requer paciência e amor”.