Piên em alerta contra a Dengue

Cresce consideravelmente os casos de dengue no estado do Paraná e municípios estão realizando diversas ações para o combate a criadouros do mosquito transmissor.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Piên em alerta contra a Dengue

Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, estão aumentando consideravelmente os casos de Dengue no Estado, o que deixa todos os paranaenses em estado de alerta.

“Alertamos a todo o paranaense, independente da região de residência, para a necessidade de eliminarmos os criadouros do mosquito transmissor da doença; cerca de 90% dos focos estão nos quintais e pátios e nos ambientes internos das residências e das empresas privadas e públicas; precisamos do apoio de todos nesta ação de remoção, pois estamos no período de maior transmissão da dengue”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Este período, segundo análise da sazonalidade é, entre fevereiro e março, podendo se estender conforme as condições climáticas.

Visando combater os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está realizando em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Viação e Serviços Rodoviários, um mutirão de limpeza contra a dengue. Será recolhido móveis, ferro, alumínio, geladeira, fogão, pneu e lixo eletrônico. As secretarias ressaltam que galhos de árvore, lixo comum e entulho de construção não serão recolhidos pela equipe.

Piên em alerta contra a Dengue

As pessoas que têm algum tipo de material para ser descartado, compatível com o que a equipe estará recolhendo, deve deixar na frente de sua residência no dia em que a equipe estiver passando por sua localidade, conforme cronograma pré-estabelecido.

Outra ação que estará sendo realizada em conjunto é a busca e eliminação de possíveis criadouros do mosquito responsável pela transmissão da doença.