[Prefeitura de Piên]
[Brasão Municipal]

Unidade Básica de Saúde de Trigolândia recebe Selo Bronze de qualidade

O reconhecimento foi entregue na tarde de quarta-feira (20), pelo secretário de Estado da Saúde, durante uma cerimônia realizada em Curitiba

Unidade Básica de Saúde de Trigolândia recebe Selo Bronze de qualidade

Na tarde de quarta-feira (20), a secretária de Saúde, Angela Grosskopf, e o prefeito Livino Tureck, junto com membros da equipe da Unidade de Saúde de Trigolândia: enfermeira Suzane Cristofollini de Oliveira e os médicos Douglas Golox e Francisca de Fatima Araújo receberam o Selo Bronze de Certificação de qualidade da Atenção Primária em Saúde (APS), em uma cerimônia realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A entrega foi realizada pelo Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Unidade Básica de Saúde de Trigolândia recebe Selo Bronze de qualidade

O selo faz parte do instrumento de avaliação da qualidade da APS, instituído pela Secretaria de Estado de Saúde, o qual contempla três níveis. Para que as Unidades de Saúde sejam contempladas com o selo de qualidade (bronze, prata e ouro), passam por uma avaliação criteriosa que verifica cerca de 100 itens, que vão desde fatores básicos da estrutura física, como a identificação dos espaços dentro das Unidades e os processos de trabalho, até o atendimento recebido pela população.

O processo de avaliação e tutoria das Unidades foi implementado no Paraná com o objetivo de apoiar as equipes de APS, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos de trabalho com o objetivo de garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população. A tutoria é a segunda etapa da vertente de capacitação do Programa Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS).

A secretária de Saúde de Piên parabeniza a equipe da Unidade de Saúde de Trigolândia pelo excelente trabalho realizado. “Esta estratégia é uma ferramenta que visa contribuir com as equipes de saúde, revendo conceitos e sugerindo mudanças no processo de trabalho. A garantia da excelência da atenção, através do Selo de Qualidade, além de ser um grande desafio, é um compromisso que impulsiona a consolidação e o fortalecimento da equipe. Parabenizo toda a equipe da Unidade de Saúde de Trigolândia, pela união e compromisso com o trabalho em todo esse processo”, enfatiza a secretária Angela. De acordo a enfermeira Suzane, coordenadora da Unidade premiada com o selo, esse foi um processo muito importante, pois mostrou a união e força de vontade de toda equipe. “Estamos motivados para dar continuidade a todo esse trabalho e, assim, alcançarmos o Selo Prata”, finaliza.