[Prefeitura de Piên]
[Brasão Municipal]

Secretaria de Educação realiza II Conferência Municipal de Educação

O evento foi realizado na semana passada para monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação

Secretaria de Educação realiza II Conferência Municipal de Educação

Ao longo deste ano, a equipe coordenadora e técnica instituída por decreto para a avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação cumpriu uma agenda intensa entre momentos de formação com técnicos do Ministério da Educação (MEC) e diversas reuniões com diferentes segmentos da sociedade para monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação.

Na semana passada, a Secretaria de Educação realizou a II Conferência Municipal de Educação, com o objetivo de monitorar o cumprimento das metas propostas e planejar as ações para os próximos oito anos. O evento contou com a participação de professores da rede municipal e estadual de ensino, além de membros dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Conselho Municipal de Educação, prefeito Livino Tureck, vereadores e demais representantes da sociedade.

Secretaria de Educação realiza II Conferência Municipal de Educação

O Plano foi criado pela lei 1.235, de 24 de junho de 2015, e é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, garantindo foco em questões especialmente importantes, como a educação inclusiva, o aumento da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a universalização da educação infantil para as crianças de quatro a cinco anos, a capacitação e o plano de carreira dos professores, além de aspectos que envolvem a gestão e o financiamento desse imenso projeto.

O evento iniciou com a palestra do Professor Jacir Bombonato Machado, consultor em Educação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), conselheiro estadual de Educação do Paraná e também integrante do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do Paraná. O professor fez uma explanação sobre o atual Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação, sobre sua implantação, avaliação e monitoramento.

Os presentes foram divididos em grupos para analisar e discutir as ações já executadas e as previstas, sugerindo alterações para os próximos anos que possibilitem ao município o cumprimento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. De modo geral, os grupos aprovaram o que foi apresentado. Houve algumas dúvidas que foram sanadas pela secretária de Educação, Maristela Wendrechovski Stoeckly, e demais membros da equipe técnica. Juntamente às metas e estratégias foram apresentadas as notas técnicas criadas pela equipe técnica, coordenada por Norilda Grossl Sacht, de modo a adequar o PME ao Plano Nacional de Educação.

A próxima etapa consiste em encaminhar o monitoramento e avaliação do PME para a Câmara Municipal de Vereadores para análise e aprovação. “Monitorar constantemente o PME permitirá com que o município de Piên melhore os índices educacionais e propicie uma educação de qualidade para todos. Este é um momento de debate democrático muito importante para a Educação de Piên. Agradeço pela colaboração de todos e, principalmente, as equipes técnica e coordenadora do PME, pelo ótimo trabalho desempenhado no monitoramento do plano e na organização da Conferência”, destaca a secretária de Educação.

Secretaria de Educação realiza II Conferência Municipal de Educação

O evento também contou com uma apresentação de alunos