[Prefeitura de Piên]
[Brasão Municipal]

Programa ID Jovem é apresentado a alunos pienenses

Programa Social traz inúmeras vantagens, como meia entrada em eventos e vagas gratuitas em viagens convencionais interestaduais

Programa ID Jovem é apresentado a alunos pienenses

Na manhã de ontem (10) foi apresentado o Programa Social ID Jovem aos alunos do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, durante a abertura da mostra de conhecimento da instituição. O objetivo foi que os alunos conheçam a oportunidade e se cadastrem para poder usufruir dos benefícios oferecidos.

Programa ID Jovem é apresentado a alunos pienenses

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O documento é voltado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

O evento de apresentação contou com a presença de alunos, professores e autoridades municipais, estaduais e federais, como do prefeito Livino Tureck e secretária de Ação Social e Defesa Civil, Patrícia Ferreira Dreveck, do Assessor Especial de Políticas para a Juventude, Edson Luiz Lau Filho, e do representante da Secretaria Nacional da Juventude, Hermes Hildebrand.

Programa ID Jovem é apresentado a alunos pienenses

A secretária de Ação Social e Defesa Civil comentou que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vai estar à disposição de todos os jovens interessados em participar do Programa. “O objetivo desta apresentação é levar esta oportunidade para ainda mais jovens. Queremos mostrar as vantagens da ID Jovem para a vocês. Levem as informações para frente. Nos procurem no CRAS para realizar o CadÚnico para poder emitir a ID Jovem. Em Piên, pelo menos 700 jovens têm direito a este benefício”, destacou. “Este documento vai garantir mais conhecimento, cultura, transporte gratuito para outros estados, meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A emissão é de graça. Aproveitem esta oportunidade”, destacou o Assessor Especial de Políticas para a Juventude.

Durante a apresentação houve a participação do jovem Marcio Maia, servidor da Prefeitura de Piên, e que possui a ID Jovem. Ele contou aos presentes que, neste ano, realizou seu sonho de participar do Festival de Dança de Joinville, por meio dos benefícios da ID Jovem. “A emissão é simples, rápida e tranquila. Eu fiz sozinho, pelo celular. Então, façam e tenham mais oportunidades.

Benefícios

- Cultura, lazer e esporte: pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

- Transporte: reserva, por viagem, de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

- Ter entre 15 e 29 anos (não precisa ser estudante).

- Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, o qual deve estar atualizado há, pelo menos, dois anos (para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na Rua Campo Grande, número 36, bairro Avencal)

- Ter renda familiar somada de até dois salários mínimos (R$ 1874,00).

- Saber o Número de Identificação Social (NIS), que é emitido ao realizar o cadastro no CRAS.

Como emitir

- Site: com seu NIS em mãos, acesse o site da ID Jovem (www.caixa.gov.br), abra o link Programas Sociais e ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

- Aplicativo: faça o download do aplicativo da ID Jovem, preencha o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gere o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.