Prefeitura de Piên realiza Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Os proprietários de imóveis podem comparecer à sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para fazer seu cadastro

Prefeitura de Piên realiza Cadastro Ambiental Rural (CAR)

A Prefeitura de Piên informa que está realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos proprietários de imóveis localizados no Município. O CAR é um registro público nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. O prazo para o cadastramento termina no dia 31 deste mês.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. O cadastro é necessário para conseguir financiamentos e linhas de crédito, por exemplo, e é realizado via internet, por meio do site http://car.gov.br/#/baixar, podendo ser feito pelo próprio proprietário, por prestadores particulares ou com o auxílio da Prefeitura.

Para se cadastrar, é preciso informar dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; informações do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de preservação permanente, das áreas de uso restrito e das reservas legais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Piên, Marcos Mielke, ressalta a importância de os proprietários de imóveis rurais realizarem seu cadastro. “Existem consequências para quem não realizar a inscrição de seus imóveis no CAR, como impossibilidade de acesso ao crédito rural, impedimento no acesso a autorizações de supressão de vegetação e outras licenças, além de restrições ao ingresso em programas de apoio e pagamentos por serviços ambientais governamentais. A inscrição no CAR é condição obrigatória para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)”, explica.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone (41) 3632-1136 ou diretamente em sua sede, na Rua Amazonas, número 373, Centro.

(Foto: Welington Charlles)