Município de Piên recebe R$ 9,5 milhões para rede de tratamento de esgoto

Os investimentos vindos da Sanepar beneficiaram 56 municípios paranaenses no total

Município de Piên recebe R$ 9,5 milhões para rede de tratamento de esgoto

Nesta quinta-feira (21), o Governo do Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Caixa Econômica Federal assinaram um novo contrato de financiamento no valor de R$ 1,5 bilhão para obras de saneamento em 56 municípios paranaenses. Dentre as cidades beneficiadas está Piên, que recebeu o valor de R$ 9,5 milhões para investir na construção de uma rede de tratamento de esgoto. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, com a presença do governador Beto Richa, da vice-governadora Cida Borgheti; do presidente da Caixa, Gilberto Occhi; do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; e do representante do Ministério das Cidades, Sergio Wippel, funcionário de carreira da Sanepar.

Município de Piên recebe R$ 9,5 milhões para rede de tratamento de esgoto

Esse foi um dos maiores contratos assinados com a Caixa Econômica Federal este ano. “O Paraná é um exemplo para todos os estados e prefeituras, digno de orgulho de todos os paranaenses, um exemplo a ser copiado”, disse o presidente da Caixa. Deste valor, cerca de 93,2% é parte do financiamento da Caixa, através do Programa Saneamento Para Todos, e o restante é investimento da própria Sanepar, com recursos próprios. Os recursos do financiamento foram liberados na quarta-feira (20), em Brasília, em reunião entre o presidente Michel Temer, o governador Beto Richa e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

O governador afirmou que o setor do saneamento recebeu atenção especial durante a sua gestão e que continuará assim no próximo ano. “São obras que demandam recursos vultosos e que não aparecem, mas que são essenciais para a saúde da população. A Sanepar é referência para o Brasil e por isso foi tão elogiada em Brasília, durante solenidade com o presidente Michel Temer nesta semana”, disse.

De acordo com Mounir Chaowiche, a Sanepar realizou obras em todos os 345 municípios que atende. Segundo ele, este novo contrato de financiamento com a Caixa destaca um momento único na vida de cada paranaense, que se traduz em vida, saúde, meio ambiente e resgate social. “É isso que o saneamento garante. Por isso estamos aqui reunidos, porque, como homens públicos, somos missionários e, como missionários, vamos cuidar dos paranaenses”, disse.

Benefícios

A ampliação do atendimento com serviços de água e esgoto chegará a cidades de todas as regiões do Estado do Paraná. Atualmente, a empresa atende 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina, além de outras 291 localidades de menor porte. Na região, também foram beneficiados os municípios de Agudos do Sul, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Lapa, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. “As novas obras preveem implantação de rede distribuidora de água, rede coletora de esgoto e diversos equipamentos necessários ao bom funcionamento dos sistemas de saneamento da Sanepar. Em muitos lugares, estamos chegando com obras de esgoto, atendendo reivindicação da comunidade, e em outros, nosso planejamento apontou a necessidade de modernização ou de ampliação, com benefícios nas áreas de saúde e meio ambiente”, explica o presidente da Sanepar.

O prefeito de Piên, Livino Tureck, também esteve presente na solenidade e comemorou mais esta conquista. “Fechando bem o ano de 2017, apesar de todas as dificuldades estamos encerrando o primeiro ano de mandato com a sensação de dever cumprido. Hoje, assinamos o contrato para investimento para implantação da tão esperada rede de esgoto na cidade. Boa parte desta conquista se deve ao trabalho da equipe da Prefeitura de Piên nesses últimos anos, trabalho árduo que estamos próximos do alcance efetivo. Meu muito obrigado a todos”, comentou o prefeito.

A cidade não possui tratamento de esgoto e esse será o primeiro investimento da história do município nesta área. Quanto ao início das obras, a Prefeitura deve aguardar mais informações da Sanepar, que deve marcar já para o início do próximo ano as reuniões de trabalho.