Movimento Abril Verde alerta sobre acidentes de trabalho

Em Piên, a Vigilância em Saúde realiza um trabalho de orientação e prevenção relacionadas à segurança do trabalhador

Movimento Abril Verde alerta sobre acidentes de trabalho

Neste mês, ocorre o Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, com o objetivo de conscientizar sobre a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro, em alusão ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, celebrado no dia 28 de abril. Iniciado em 2014, a campanha tem o objetivo de reduzir os acidentes e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo, e o número de acidentes de trabalho fatais chega a 321 mil anualmente. Além disso, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho no mundo. As estatísticas da OIT também colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalhadores, com quase 4 mil mortes anuais em decorrência desse tipo de acidente, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Rússia.

Em Piên, o Departamento de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde, aderiu ao movimento e tem realizado trabalhos de orientação e prevenção nos setores onde mais ocorrem agravos de saúde do trabalhador. As estatísticas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam que, a cada dois dias, um acidente de trabalho é registrado no Município e, a cada sete dias, um trabalhador se fere gravemente no trabalho. Neste ano, até o dia 31 de março, 42 trabalhadores que sofreram acidente no trabalho deram entrada no Hospital Fundação Harry Guido Greipel de Piên. Destes, 12 foram considerados acidentes graves, com queimaduras, fraturas e até amputação de membros.

De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde de Piên, Ana Mara Harbs, o departamento municipal não poderia ficar de fora deste assunto tão importante que é a segurança do trabalho. “Não é apenas neste mês que trabalhamos com orientação e prevenção com os trabalhadores pienenses, mas durante todo o ano. A prevenção ainda custa mais barato, não somente por questões de redução de custos, mas também para a prevenção da vida. Dessa forma, o trabalho ocorre com mais segurança”, comenta

Ana Mara destaca que, no setor da construção civil, são feitas conversas e orientação quanto aos riscos existentes nas obras, principalmente com relação ao trabalho em altura. Na agricultura, são realizadas visitas aos produtores rurais com o objetivo de alertar sobre os malefícios causados pelos agrotóxicos, sobre a proibição da presença de crianças e adolescentes no trabalho no campo e sobre os cuidados referentes à intoxicação pela Doença da Folha Verde do Tabaco. Na indústria e no comércio, são realizadas vistorias, em conjunto com a Vigilância Sanitária. Para mais informações sobre as orientações ou sobre o movimento Abril Verde, entre em contato com a Vigilância em Saúde, pelos telefones (41) 3632-1378 / 2009.