[Prefeitura de Piên]
[Brasão Municipal]

Emater reúne agricultores para avaliação de projeto de assistência

Durante três anos foram visitados 220 produtores rurais de Piên, para a promoção da agricultura familiar sustentável, por meio dos serviços de assistência, cursos e excursões

Emater reúne agricultores para avaliação de projeto de assistência

Na última sexta-feira (10), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) reuniu, o galpão de festa da Igreja São Sebastião, em Lageado dos Martins, famílias de agricultores que participaram do projeto Agricultura Familiar Sustentável, que consistiu na realização de visitas, cursos e excursões promovidas durante os últimos três anos, envolvendo 220 produtores rurais do município. O objetivo do encontro foi os agricultores avaliarem o serviço prestado pelos técnicos durante o período.

Emater reúne agricultores pienenses para avaliação de projeto

O projeto foi apresentado e contemplado por uma chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) voltada ao fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultores Familiares. Por meio deste programa, o Emater recebeu recursos para promoção da agricultura familiar sustentável nos municípios de Agudos do Sul, Araucária, Contenda, Fazendo Rio Grande, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Antes de o projeto ser iniciado em Piên foram realizadas visitas nas comunidades para divulgar o trabalho de assistência a ser realizado. Durante os três anos, cada um dos 220 agricultores recebeu um total de dez visitas dos técnicos do Emater, que também prestaram auxílio para a elaboração de projetos de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de planos de negócio para agroindústrias.

Após a avaliação realizada durante o encontro, na sexta-feira, os agricultores participaram de uma janta de confraternização para encerrar o ciclo de ações. “A gente acaba criando um vínculo com os agricultores. Foram várias visitas. No total foram respondidos 51 questionários, e a maioria dos agricultores disse que queria que as visitas continuassem. Agora, se precisarem de alguma coisa, sempre poderão nos procurar”, destaca o engenheiro agrônomo do Emater de Piên, Joaquim Manoel de Souza Neto.

O evento também contou com a presença do prefeito em exercício Eduardo Pires Ferreira, do prefeito licenciado Livino Tureck, da vereadora e primeira-dama, Jucélia Guinta Tureck, e do vereador Clever Beil, e foi realizado em conjunto com o Emater de Rio Negro.

Emater reúne agricultores pienenses para avaliação de projeto