Em Piên, 1,5 mil alunos voltam às aulas na próxima semana

As aulas retornam na próxima quarta-feira (07), nos CMEIs e nas Escolas Municipais da cidade

Um total de 1,5 mil alunos da Rede Municipal retornam às aulas na próxima quarta-feira (07), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais da cidade. Este foi o número de estudantes pré-matriculados para 2018, mas este número pode aumentar nos próximos meses, com alunos que chegam por meio de transferência ou pela abertura de novas vagas.

As aulas terminaram no dia 15 de dezembro e, nas Escolas Municipais, voltam no próximo dia 07. Os CMEIs retornaram com a colônia de férias no dia 08 de janeiro, seguindo até a próxima quarta-feira (31), quando param novamente para limpeza, retornando novamente no dia 07 de fevereiro. “No dia da volta das aulas, vamos entregar 1,3 mil kits de material escolar para os alnos da pré-escola ao 5º ano. No mês de março, também faremos a entrega de 1,6 mil conjuntos de uniforme escolar, os quais estão com modelo novo este ano”, informa a secretária de Educação, Maristela Wendrechovski.

Enquanto isso, as unidades já estão se preparando para receber os estudantes. “Todas as escolas e CMEIs passam por limpeza geral e reparos. Nesta sexta-feira (02), os professores vão retornar de férias e se reunir com as diretoras de todas as Escolas e CMEIs e também preparar as salas de aula para receberem seus alunos”, comenta.

Desafios

Maristela destaca que são muitos os desafios a serem enfrentados na Educação para este ano. “Os principais são a Educação Especial e inclusão, pois é crescente a demanda de alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado. Outro desafio é diminuir a reprovação e a distorção idade-série, por isso estamos trabalhando para melhorar a alfabetização e já realizamos a adesão ao Programa Federal Mais Alfabetização, o qual contribuirá para melhorar a aprendizagem dos alunos de 1º e 2º ano”, explica a secretária.

Cronograma de eventos

A secretária de Educação destaca que o cronograma anual de eventos já foi fechado e que já começa a ser colocado em prática esta semana. Nesta sexta-feira (02/02) ocorre, na Câmara Municipal de Piên, o III Encontro de Alimentação Escolar de Piên, voltado às merendeiras das Escolas e CMEIs. Nesse evento serão discutidos assuntos como lixo, horta escolar, necessidades alimentares especiais e boas práticas e manipulação de alimentos.

Na próxima semana, nos dias 05 e 06/02 será realizado o XV Seminário de Educação de Piên, na Câmara Municipal de Vereadores, para as professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Neste ano, o evento tem como tema: “Desafios da Educação Especial na Educação Básica Municipal” e vai contar com palestras com o neuropediatra Egon Frantz, com a professora Amanda Gimenes Coutinho e com o economista Alexandre Poffo. Nos mesmos dias, 05 e 06, acontece também o encontro do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No mês de abril, a expectativa é que seja inaugurada a Super Creche – ProInfância, pois as obras já estão em fase de conclusão. “Agora, é necessário efetuar a compra de equipamentos e mobiliário. Esta obra é muito importante para o município de Piên, pois, com o funcionamento da creche, atenderemos a demanda da fila de espera de alunos na cidade”, considera Maristela.

No mês de outubro, nos dias 09, 10 e 11, será realizada a XIII Feira do livro de Piên, junto com a II Olimpíada Escolar de Piên (OLEP), em homenagem ao Dia da Criança. “A decisão de dar continuidade ao projeto da OLEP foi devido a grande aceitação dos pais e principalmente dos alunos da cidade”, finaliza a secretária.