Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos inicia na próxima semana

No total, 13 comunidades do interior de Piên vão receber o caminhão de coleta durante o mês de maio

Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos inicia na próxima semana

Anualmente, a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários da Região Metropolitana de Curitiba (Assipar) realiza, em parceria com a Prefeitura, uma campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos em Piên, para facilitar a devolução e a destinação correta desses materiais. Neste ano, a campanha vai começar na próxima segunda-feira (14), no Campo Novo, terminando no dia 22 deste mês, depois de passar por outras 13 localidades do interior do Município. As coletas serão divididas em cinco dias diferentes e vão ocorrer sempre nos pátios das igrejas das comunidades visitadas.

A devolução de todas as embalagens e caixas de papelão dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores na última safra é obrigatória, amparada por leis estaduais, federais, decretos e resoluções que determinam a responsabilidade compartilhada dos envolvidos no processo. “Os agricultores e consumidores de insumos agrícolas que não fazem a destinação correta das embalagens para canais aptos, ao realizarem queimadas ou o descarte incorreto em mananciais ou beira de estradas, podem expor a saúde e a qualidade de vida de pessoas, animais e plantas, além de estarem passíveis de crime ambiental”, explica o engenheiro ambiental da Assipar, Daniel Shuzo Ikeno.

Prevista em lei, a devolução deve ocorrer no prazo de um ano após a compra. Aqueles que ultrapassarem este prazo, que não devolverem as embalagens ou que não seguirem as normas de higiene para a entrega poderão receber notificações e multas do órgãos responsáveis pela fiscalização. “Os produtores rurais devem lavar as embalagens de forma adequada, armazenar, destinar e obter o comprovante de devolução. Vale ressaltar também que, além da apresentação dos comprovantes de devolução das embalagens em uma eventual fiscalização, as notas fiscais e receituários agronômicos são obrigatórios, pois isso dará a rastreabilidade dos produtos e a comprovação de que foram adquiridos em estabelecimentos credenciados e de confiança e não por meio de contrabando ou de outra forma inadequada”, ressalta o engenheiro ambiental.

Preocupação ambiental

As embalagens recolhidas pela Assipar possuem destinação ambientalmente correta. As laváveis, metálicas e papelões são encaminhadas à reciclagem, e as com resto de produto ou não laváveis são conduzidas à incineração. Com a campanha, em 2017, apenas na região metropolitana de Curitiba foi possível obter uma economia ambiental de 1,4 mil árvores de eucalipto ou 806 árvores nativas, 6,7 milhões de litros de água, 1 mil m3 de aterro, 94,8 kwh de energia, 7,5 toneladas de minério de ferro e 301 galões ou oito barris de petróleo.

No ano passado, foram atendidos 506 produtores de Piên durante a campanha. As coletas recolheram 34,3 mil unidades de embalagens tríplice lavadas, pacotes, tampas, tratamento de semente, papelões e contaminadas, somando 2,8 toneladas. “Esta campanha colabora com os produtores rurais, pois os auxilia e facilita a destinação das embalagens de agrotóxicos, contribuindo para a limpeza e organização das propriedades, para a saúde das famílias de agricultores e para o meio ambiente”, ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Piên, Marcos Mielke.

Recomendações

A entrega dos frascos e embalagens de agrotóxicos precisa ser realizada pelos agricultores somente após alguns procedimentos. Os produtores rurais devem entregar os recipientes devidamente higienizados ou corretamente acondicionados, pois, se a equipe de coleta observar desconformidade na limpeza dos mesmos, o agricultor poderá ser multado.

A técnica em Meio Ambiente da Prefeitura de Piên, Cristiane Telma Abuda, recomenda que os agricultores realizem a tríplice lavagem das embalagens de produtos diluíveis em água, sequem e furem o fundo para inutilizá-las; não lavem as embalagens de tratamento de semente, apenas as entreguem tampadas e destinem os pacotes flexíveis em sacos de resgate, separados das demais embalagens, por serem materiais não laváveis e coloquem as tampas em sacos de resgate.

9h30: Campo Novo

9h30: Poço Frio dos Moreiras