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Ação Social e Defesa Civil

Secretária de Ação Social e Defesa Civil

Secretária de Ação Social e Defesa Civil

Nome: Patrícia Adelina Ferreira Dreveck

Email: sad@pien.pr.gov.br

Telefone: (41) 3632-2119

MAIS INFORMAÇÕES

Horário de atendimento (Orgão Gestor): das 08h às 12h e das 13h às 17h
Horário de atendimento (CRAS): das 08h às 12h e das 13h às 17h
Horário de atendimento (CAMU): das 08h às 12h e das 13h às 21h

Endereço: Rua Espirito Santo, 120, Centro

 

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E DEFESA CIVIL

A Secretaria de Ação Social e Defesa Civil é o órgão de administração com a finalidade de assistir crianças e adolescentes; programar e orientar projetos junto às entidades assistenciais do Município e atender as necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária e nos casos de calamidade pública; exercer atividades relativas a promoção social com vistas a integração comunitária, promoção de programas especiais de atendimento ao trabalhador, desempregado, indigente, menor carente, idoso, nutris, visando a atuação e aplicação de recursos destinados a assistência social; atuar no planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, execução e fiscalização de medidas permanentes, preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar consequências danosas de eventos desastrosos previsíveis e imprevisíveis, minimizar seus efeitos, preservar o moral da população e restabelecer o bem estar social, notadamente quando relacionados com as áreas declaradas de risco ou de preservação permanente, no âmbito da Defesa Civil. Ficam vinculados e subordinados à Secretaria de Ação Social e Defesa Civil:

 

1. Departamento de Assistência e Promoção Social

O Departamento de Assistência e Promoção Social é o órgão responsável por coordenar os serviços, programas, projetos, benefícios sócio assistenciais e ações de proteção social básica que compõem a Política de Assistência Social, a atuação nos processos relativos a gestão da Proteção Social Básica, incluindo a articulação e pactuação de parcerias e interfaces com a rede sócio assistencial com outras políticas e órgãos de defesa de direitos para efetivação da proteção integral as famílias e indivíduos, além da implantação dos equipamentos de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. Gerenciar as políticas e deliberações do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

 

2. Departamento de Assistência ao Idoso

Cabe ao Departamento de Assistência ao Idoso promover a execução de serviços, programas e projetos para assistência ao idoso, bem como para pessoas portadoras de deficiência com vistas à promoção social. Coordenar atividades de atendimento, orientação e encaminhamento para os serviços governamentais e não governamentais. Estabelecer critérios para celebração de convênios com instituição possibilitando a expansão das atividades de assistência social. Gerenciar as politicas e deliberações do Conselho Municipal do Idoso.

 

3. Departamento de Assistência Comunitária e Familiar

O Departamento de Assistência Comunitária e Familiar é encarregado de coordenar e articular os serviços quanto à prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Orientar para que os serviços se destinem à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos. Contribuir, através dos serviços, programas e projetos com o fortalecimento dos vínculos intrafamiliares e comunitários. Definir os serviços, programas e projetos que deverão ser executados no Centro de Referência de Assistência Social.